As más notícias são que o tempo voa. A boa notícia, é que tu és o piloto. - Michael Altshuler

6 dicas para te concentrares no trabalho!


Porque 24h não chegam para todas as tarefas do dia-a-dia. São os filhos, as compras, as tarefas da casa, os amigos, o ginásio e claro, o trabalho! Ah! E ainda temos de dormir, pois, isso tem mesmo de ser. A Fundação Nacional de Sono recomenda 7 a 9 horas aos adultos. Andam a cumprir o horário?

Pois é, com tanta coisa, é mesmo preciso “esticar” as 24h e aproveitá-las ao máximo. Para isso, deves gerir o teu tempo da melhor forma, para que executes mais tarefas, em menos tempo. E como podes fazê-lo?

6 DICAS importantíssimas!

  1. Analisa como gastas o teu tempo. O que te ocupa mais? Onde te distrais? Faz esta análise durante alguns dias, dentro e fora do ambiente de trabalho. Este passo, embora seja o mais aborrecido, é decisivo para as próximas etapas! Uma vez identificados os “ladrões de tempo”, é hora de definires estratégias para os pores a andar para bem longe!
  2. Prioriza os assuntos – o menos importante para depois. “Quando somos interrompidos, não nos voltamos a concentrar imediatamente na tarefa que estávamos a fazer antes de sermos interrompidos.”, diz Gloria Mark, responsável por um estudo sobre a Distração Digital. Atenção às conversas com os colegas, aos alertas das redes sociais, ao telemóvel, televisão ou aquelas pequenas tarefas que não estavam programadas. Se puderes, investe nuns daqueles headphones que não ouves mais nada! Põe o telemóvel no modo “Do Not Disturb” e desliga todos os alertas.
  3. Reserva tempo apenas para o email. A maior parte de nós passa imenso tempo a ler emails, a responder, filtrar ou apagar. É crucial definir um período do dia para o efeito. Podes sempre utilizar alguns bloqueadores de email, assim que já não te sentes tentado a ter de abrir a caixa de correio. O mais importante é não perderes demasiado tempo com esta tarefa.
  4. Horário para distração. Existem diversas técnicas e aplicações para nos ajudarem a definir tempo de trabalhar e relaxar. Por exemplo, Pomodoro (encontram esta aplicação na loja IOS ou Android), cujo propósito é reservar 25 minutos de trabalho, seguidos de 5 minutos de pausa. Existem também outros estudos sobre esta matéria, que chegaram à conclusão que, o mais importante, é fazermos algumas várias pausas para descansar. Os breves momentos de relaxe para o cérebro são fundamentais para manter o foco nas tarefas.
  5. As reuniões em fila por favor! Já nos aconteceu a todos termos reuniões com intervalos de 30 min ou 1h. E o que fazemos entretanto? Vemos o email, as notícias…enfim, é tempo que quebra a nossa produtividade. O conselho? Agenda as reuniões de seguida, sem intervalos, se conseguires. Assim não vais perder tempo precioso.
  6. Inscreve-te em workshops de gestão de tempo. Existem inúmeras formações de gestão de tempo, por todo o país. É uma excelente oportunidade para partilhares a tua experiência e saberes como outros lidam com o problema, para além de poderes aprender técnicas valiosas com quem sabe do assunto.

Estes são apenas alguns conselhos, que podem não funcionar para todos. Cada um deve criar uma rotina à sua medida e encontrar forma de gerir o seu tempo. Como é que vocês costumam fazer? Partilhem connosco algumas dicas.

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